10 de dezembro de 2009

Retrô 2009: titã do iê iê iê atualiza pop dos 60

Presença certa em todas as listas musicais de melhores de 2009, Arnaldo Antunes surpreendeu público e até crítica com Iê Iê Iê, o décimo título de sua discografia solo, editado em setembro. Ao revitalizar e atualizar o gênero que semeou a cultura pop do início dos anos 60, o ex-Titã - visto acima em foto de Fernando Laszlo - popularizou seu som sem apelações. Mérito também do guitarrista Fernando Catatau, produtor do disco que destacou músicas como Longe (belíssima balada de Antunes com Marcelo Jeneci e Betão Aguiar que já havia sido gravada pelo cantor sertanejo Leonardo) e Invejoso. Ao CD, que misturou sons modernos com timbres que remetem aos primórdios do iê iê iê, seguiu-se um eletrizante show que vem percorrendo o Brasil com roteiro que agrega temas dos repertórios de Odair José (Quando Você Decidir) e Luiz Melodia (Pra Aquietar) sem macular o conceito estético do disco. Tanto pelo CD como pelo show, Iê Iê Iê é um grande destaque de 2009.

9 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Figura certeira em todas as listas musicais de melhores de 2009, Arnaldo Antunes surpreendeu público e até crítica com Iê Iê Iê, o décimo título de sua discografia solo, editado em setembro. Ao revitalizar e atualizar o gênero que semeou a cultura pop do início dos anos 60, o ex-Titã - visto acima em foto de Fernando Laszlo - popularizou seu som sem apelações. Mérito também do guitarrista Fernando Catatau, produtor do disco que destacou músicas como Longe (belíssima balada de Antunes com Marcelo Jeneci e Betão Aguiar que já havia sido gravada pelo cantor sertanejo Leonardo) e Invejoso. Ao CD, que misturou sons modernos com timbres que remetem aos primórdios do iê iê iê, seguiu-se um eletrizante show que vem percorrendo o Brasil com roteiro que agrega temas dos repertórios de Odair José (Quando Você Decidir) e Luiz Melodia (Pra Aquietar) sem macular o conceito estético do disco. Tanto pelo CD como pelo show, Iê Iê Iê é um grande destaque de 2009.

10 de dezembro de 2009 às 13:08  
Anonymous Anônimo said...

Quem cai nas graças dos críticos pode cantar até Calypso que é bacana. O Arnaldo Antunes não canta nada e o disco é triste. Mas com crítica não se brinca. A crítica pode tudo! Quem sou eu pra dizer o contrário... Pelo menos no blog do Mauro posso falar como desabafo. Ele é bem democrático e publica. Se não, eu nem entraria aqui.

10 de dezembro de 2009 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

Concordo em gênero, número e grau com o anônimo de 13h59.

10 de dezembro de 2009 às 14:59  
Anonymous Anônimo said...

Arnaldo Antunes é super valorizado pela crítica, mas pra mim é junto dessa enxurrada de cantoras sem graça que andan surgindo por aí, um verdadeiro ENGÔDO!!

10 de dezembro de 2009 às 15:27  
Anonymous Anônimo said...

Os comentaristas desse blog são muitooooooo chatos! Não gostam de absolutamente nada.
Nem sei pq se ineteressam em ler sobre música..
Arnaldo é um compositor maravilhoso e o disco fantástico!Adoro suas críticas.

10 de dezembro de 2009 às 16:02  
Blogger Neysi said...

Gostei muito do Iê Iê Iê e acho que foi sim um dos melhores cds do ano. Os meus preferidos foram Beijo Bandido e o do João Bosco. Quanto a Maria Gadu, se ela não foi a revelação do ano quem teria sido então?
Abraço

10 de dezembro de 2009 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Neysi.... ser revelação nem sempre é no bom sentido! Sacou? Calipso também foi revelação... deu pra entender?

10 de dezembro de 2009 às 18:12  
Anonymous Anônimo said...

Arnaldo Antunes foi fantástico nesse CD superando até o anteriores que já eram bons. E sobre A mídia dar valor, aí é consequencia, que para ele faz pouca diferença.
Para mim Simplesmente o melhor de 2009 e ponto.tiveram até outros muito bons mas esse foi o MELHOR.

10 de dezembro de 2009 às 18:39  
Anonymous Danilo said...

Arnaldo Antunes é um ENGÔDO?????????Meu Deus do céu!! se um cara que escreve:

Comida
Miséria
De Mais Ninguém
Agora
O Buraco do Espelho
Saiba
Volte Para O Seu lar

dentre tantas outras for um engôdo, só me resta concordar com o Anônimo das 16:02

Os comentaristas desse blog são muitooooooo chatos![2]

10 de dezembro de 2009 às 19:34  

Postar um comentário

<< Home