19 de agosto de 2008

Moptop volta menos sujo, mas ainda verdadeiro

Resenha de CD
Título: Como se
Comportar
Artista: Moptop
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * * 1/2

Há verdade no som deste segundo CD do Moptop. Havia também no som do primeiro promissor e arisco disco do quarteto carioca, Moptop, editado em 2006. Mas havia também naquela estréia uma sujeira e umas guitarras que remetiam ao grupo The Strokes além da conta. Neste Como se Comportar, o produtor Paul Ralphes deu uma polida no rock do Moptop, mas sem padronizar e esterilizar o som da banda. Mesmo acenando para as rádios em temas de sotaque mais pop, como Aonde Quer Chegar?, o grupo mantém a boa impressão do primeiro álbum ao longo de 12 músicas autorais que retratam o estado de desorientação da juventude, perdida entre drogas, dúvidas, desejos e frustrações. Contramão, Desapego e a faixa-título são alguns destaques de repertório de tom quase conceitual. Tomara que essa juventude plastificada que cultua bandas como NX Zero abra seus ouvidos e escute o som verdadeiro do Moptop.

10 comentários:

  1. Há verdade no som deste segundo CD do Moptop. Havia também no som do primeiro promissor e arisco disco do quarteto carioca, Moptop, editado em 2006. Mas havia também naquela estréia uma sujeira e umas guitarras que remetiam ao grupo The Strokes além da conta. Neste Como se Comportar, o produtor Paul Ralphes deu uma polida no rock do Moptop, mas sem padronizar e esterilizar o som da banda. Mesmo acenando para as rádios em temas de sotaque mais pop, como Aonde Quer Chegar?, o grupo mantém a boa impressão do primeiro álbum ao longo de 12 músicas autorais que retratam o estado de desorientação da juventude, perdida entre drogas, dúvidas, desejos e frustrações. Contramão, Desapego e a faixa-título são alguns destaques de repertório de tom quase conceitual. Tomara que essa juventude plastificada que cultua bandas como NX Zero abra seus ouvidos e escute o som verdadeiro do Moptop.

    ResponderExcluir
  2. É ... só acho que Moptop e NX Zero não tem o memso publico Mauro !

    ResponderExcluir
  3. Ouvi as músicas no MySpace e adorei! Quero o CD!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Po qual mágica uma cópia dos Strokes pode ser verdadeira?!?!

    Jose Henrique

    ResponderExcluir
  5. Copiaram a capa do Coldplay,viva la vida? Somente que não pegaram o quadro ja feito, mas criaram uma imagem "inspirada"(?) nele.

    ResponderExcluir
  6. olha,não vejo muita diferença entre nx zero e moptop.
    verdadeiro é pegar um cd do Strokes.

    ResponderExcluir
  7. Copiaram a capa do Coldplay,viva la vida? Somente que não pegaram o quadro ja feito, mas criaram uma imagem "inspirada"(?) nele. [2]

    Pensei a mesma coisa logo que vi a capa...

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus um lançamento descente no rock nacional ultimamente. Pois do jeito que o mercado tá, vai de mal a pior. E se for pra copiar coisas boas, tudo bem. O pior é quando copiam coisas ruins ou fazem versões.

    ResponderExcluir
  9. O Moptop era uma cópia descaradíssima dos Strokes no primeiro álbum (ainda não ouvi este).
    Quanto à capa, a primeira coisa que me veio à cabeça tb foi o Coldplay, mas, num segundo momento, olhando melhor, vi do que se trata a inspiração: a mais famosa foto da Segunda Guerra Mundial, tirada pelo fotógrafo Joe Rosenthal, na subida da bandeira dos EUA na montanha Suribachi após a Batalha de Iwo Jima. O que representa, não sei, mas acho que o Coldplay foi apenas coincidência.

    Link para a foto original:

    http://www.nppa.org/news_and_events/news/2006/08/images/flag_raise.jpg

    ResponderExcluir
  10. A do Coldplay é sobre a revolução francesa.Sim, a inspiração vem da foto da segunda guerra.Usada por Clint Eastwood no seu filme. Mas mesmo assim, talvez por ser recente, olhando me veio também na cabeça o coldplay.

    ResponderExcluir

Este blog se mudou a partir de 1º de novembro de 2010 para o endereço http://blognotasmusicais.blogspot.com

Mas comentários para postagens antigas continuam bem-vindos, desde que feitos com educação. Abs, Mauro Ferreira